A história nos conta que as terapias alternativas têm ajudado os seres humanos a lidar com a dor crônica há muito tempo: algumas práticas são documentadas há milhares de anos!
As terapias alternativas não farmacológicas, atualmente, são mais utilizadas para tratar a dor musculoesquelética. De acordo com uma pesquisa norte-americana, entre 59% e 90% dos pacientes que utilizam terapias alternativas para dor crônica afirmaram que elas são úteis e podem servir como um complemento eficaz para o tratamento da dor crônica.
O que a ciência já sabe sobre a contribuição das práticas integrativas para o alívio da dor? Diversas pesquisas já fizeram a mesma pergunta. Nesse texto, você irá descobrir os benefícios da acupuntura, Tai Chi, Quiropraxia e Osteopatia.
Acupuntura
A acupuntura é uma forma de tratamento alternativo que se originou na China há mais de 3.000 anos. Essa prática tem sido bastante usada por pacientes que buscam controlar a dor. Existem várias formas de acupuntura, incluindo agulhamento, moxabustão (que envolve temperatura) e ventosa.
O agulhamento consiste na inserção de agulhas em pontos estratégicos do corpo. As agulhas podem ser feitas de cerâmica, bronze, ferro, ouro, prata ou aço inoxidável. E você deve estar se perguntando: como a acupuntura pode aliviar a dor?
- Um estudo mostrou que a acupuntura é benéfica para a dor lombar até 2 anos após o tratamento. Em um estudo com 241 pacientes com idades entre 18 e 64 anos, os pesquisadores descobriram que a acupuntura teve um efeito significativamente favorável;
- Em outra pesquisa, 130 adultos com dor lombar foram sorteados para receber acupuntura ou acupuntura simulada (como se fosse um “placebo”) duas vezes por semana durante 6 semanas. Os pacientes que receberam acupuntura relataram menos dor em comparação com aqueles que receberam a acupuntura placebo.
- A acupuntura é um tratamento útil para o alívio da enxaqueca. Uma revisão de literatura de 2016 avaliou 22 ensaios clínicos com mais de 4.000 participantes e descobriu que a acupuntura resultou em uma redução de 50% das crises de enxaqueca em 41% dos pacientes. Em um estudo com 20 mulheres que sofrem de enxaqueca crônica, a acupuntura auricular resultou em uma redução de crises de enxaqueca por mês em 37,5% das mulheres.
Tai Chi
Esse é um exercício que conecta o corpo à mente. De origem chinesa, essa prática integrativa tem sido usada para promoção da saúde e prevenção de doenças na Ásia há centenas de anos. A prática do Tai Chi é geralmente usada para dor, artrite e para melhorar a saúde mental.
- Em um estudo controlado com 320 atletas aposentados com dor lombar crônica, a prática de Tai Chi resultou na redução da dor.
- Em outra pesquisa com 160 pessoas, o Tai Chi foi realizado 18 vezes ao longo de 10 semanas e ocasionou uma redução das dores nas costas. Os autores do estudo recomendam que é necessário realizar mais estudos para entender o impacto da prática na dor lombar a longo prazo.
Quiropraxia
A quiropraxia tem por objetivo o tratamento e a prevenção de dores na coluna, pescoço e articulações. Essa prática integrativa se concentra no ajuste da coluna vertebral e usa técnicas que facilitam a transição nervosa ideal.
- Em 2017, pesquisadores norte-americanos investigaram a eficácia da quiropraxia no tratamento da dor lombar. No estudo, cento e trinta e um indivíduos participaram da pesquisa. Os resultados mostraram melhorias na dor nas costas!
Osteopatia
A Osteopatia tem como foco o corpo humano na totalidade e o princípio da AUTOCURA. A osteopatia visa melhorar o sistema geral de cura do corpo. Desta forma, todo o corpo do paciente é afetado positivamente.
- Um estudo mostra que, a curto prazo, a osteopatia se mostrou eficaz no alívio da dor lombar. Porém, é necessário que mais estudos sejam realizados para entender o impacto da prática integrativa a longo prazo.
A ciência já provou os benefícios das diversas terapias integrativas para o alívio da dor crônica. Agora, é sua vez de sentir as melhoras no bem-estar!
Podemos te ajudar nesse processo, entre em contato conosco!
Seja Onys, viva Onys! ✨