Tudo em seu corpo está conectado. Quando uma parte está com problemas, o restante também sente. O que poucas pessoas sabem é que a sua saúde mental também é influenciada pelas condições do seu intestino. Pense conosco: o intestino é responsável, entre outras funções, por absorver os nutrientes provenientes dos alimentos. Se esse processo está com falhas, o seu cérebro também será impactado.
Neste texto, vamos explicar para você o impacto da função intestinal na saúde da mente. Leia até o final!
Microbiota e saúde mental: qual a relação?
Quando pensamos em saúde mental, o mais natural é lembrar, primeiramente, no cérebro e nem sequer lembrar do papel do intestino. Porém, as evidências científicas mostram que precisamos repensar essa associação.
A Organização Mundial da Saúde considera a depressão como uma das doenças mais debilitadoras da saúde em todo o mundo, mesmo com os avanços dos tratamentos.
Ao mesmo tempo, a cada dia novos dados sugerem uma ligação entre alimentação, microbiota intestinal (os microorganismos que nos ajudam a “quebrar” os alimentos) e propensão a desenvolver doenças mentais.
Pode não parecer, mas o intestino é o maior órgão imunológico do corpo. A área de superfície do intestino (que chamamos de epitélio) interage com o mundo exterior. Ela é tão grande que poderia cobrir metade de uma quadra. Abaixo dessa superfície há uma rede diversificada de células imunes.
A microbiota intestinal é a nossa parceira para conseguirmos realizar importantes funções fisiológicas: facilita nosso metabolismo, ajuda a reforçar a barreira epitelial do intestino, fornece nutrição para as células intestinais e até produz neurotransmissores. Dessa forma, a microbiota intestinal é diretamente afetada pelos alimentos que ingerimos. Ela quebra os alimentos em compostos que impactam as células imunológicas.
É importante ressaltar: entender que a saúde intestinal impacta na saúde mental não significa que os tratamentos medicamentosos ou psicológicos devem ser abandonados. Na verdade, a saúde mental tem diversos fatores e muitas vezes requer a atenção de diferentes profissionais e áreas.
Inflamação no intestino afeta a saúde mental?
Ainda não é possível afirmar que se você apresenta inflamação no intestino, automaticamente terá consequências na saúde mental. Entretanto, alguns estudos investigaram essa pergunta e chegaram às conclusões:
- Uma pesquisa recente, publicada na revista Nature, mostrou que um pico de produção de uma citocina pró-inflamatória pode resultar em sintomas depressivos principalmente em homens.
- Outro estudo realizado entre pessoas com depressão sugere que medicamentos imunossupressores usados para tratar condições autoimunes, como a doença inflamatória intestinal, reduziram os sintomas depressivos dos participantes do estudo.
Ficou bastante claro que existe uma ligação entre os microorganismos do intestino e o bem-estar da mente. A diversidade de alimentos é um fator comprovado para manter a saúde. Portanto, reconheça a importância do nosso intestino na promoção do bem-estar. Para fazer isso, selecione alimentos saudáveis e que não vão prejudicar a sua saúde em seu dia a dia.
Comece hoje mesmo com uma pergunta: o que eu estou comendo vai me ajudar a ter um corpo e mente saudáveis?
Esse texto foi útil para você? Compartilhe para que mais pessoas saibam como a saúde intestinal tem tudo a ver com a saúde mental!
Seja Onys, viva Onys! ✨